sábado, 6 de outubro de 2007

A Carta

A Carta é uma história em quadrinhos criada por Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins "Soldado". Os autores contam a história de Dimas, um soldado negro do Exército brasileiro na Guerra do Paraguai.



O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, está inscrito no PRONAC sob o número 076736, clique aqui para conferir.

Também foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (Lei do ICMS).

Interessados em patrocinar o projeto e receber o incentivo fiscal podem entrar em contato com:

Rodrigo Martins "Soldado"
rodrigosoldado@yahoo.com.br
21 32355746 ou 21 93112073

- Sinopse

Dimas, um soldado negro do Exército brasileiro na campanha da Guerra do Paraguai, recebe, no acampamento de Tuiuti, uma carta da namorada que deixou no Rio. Nesse momento, o Exército paraguaio ataca de surpresa, e Dimas, na condição de analfabeto, tenta, desesperadamente, encontrar alguém que possa ler a carta para ele. Em meio a muita ação, as circunstâncias que levaram Dimas a se alistar revelam-se atuais se comparadas à da população pobre dos dias de hoje. A busca do protagonista serve como pano de fundo para mostrar o desenvolvimento da guerra do ponto de vista de um dos milhares de soldados que nela lutaram e ainda a atuação de grandes figuras, como o então Presidente paraguaio Solano Lopez e o soldado Chico Diabo, que ficou famoso por capturar o ditador paraguaio no momento derradeiro da guerra.

A história em quadrinhos "A carta" será impressa em revista, no formato (20,5 x 27,5 cm), terá 64 páginas e será toda colorida. Seu miolo será impresso em papel OFF SET LD 75g, com acabamento canoa. A capa será quádrupla e em papel couchê brilho 115g. Ela se abrirá em um grande painel ilustrado por Rodrigo Martins, assim como toda a arte da revista.

A tiragem será de 50 mil cópias metade será distribuída para alunos do Ensino Fundamental da rede pública, e a outra metade será distribuída em bancas a preço de custo (R$ 2,00).

Esse projeto se apóia em três pilares arte, cultura e leitura.

Além da história em quadrinhos, haverá três textos, de até duas páginas cada, escritos por três historiadores de renome, Ronaldo Vainfas, Ricardo Salles e Martha Abreu, cujo tema de estudo principal é a Guerra do Paraguai. Tais textos serão didáticos, complementando a história em quadrinhos, e estarão assim distribuídos: um como Introdução, antes dos quadrinhos; um como Conclusão, no final; e o terceiro será sobre a situação do negro na época.

A revista contará ainda com uma galeria de 10 ilustradores convidados, entre eles:

Julio Shimamoto


Gabriel Bá


João Ruas


Rafael Albuquerque

Com esse projeto, pretendemos:

  • incentivar a leitura e o consumo de livros de histórias em quadrinhos nacionais;
  • incentivar a publicação de mais produtos do gênero que versem sobre a cultura nacional de uma forma educativa e, ao mesmo tempo, prazerosa;
  • difundir a cultura e a história nacional entre os jovens;
  • oferecer nosso livro a preços mais baixos que os praticados atualmente no mercado e tornar esse produto de fato popular como o é em muitos países. Com isso, pretendemos mostrar que histórias em quadrinhos nacionais podem ser populares e lucrativas;
  • reproduzir esse projeto seguindo o mesmo modelo de publicação para outros livros de histórias em quadrinhos que versem sobre outros momentos históricos abordados de forma cativante;
  • expandir o mercado consumidor alcançando pessoas de baixa renda e jovens que dispõem de pouco dinheiro para gastar em quadrinhos, tendo em vista os valores cobrados hoje;
  • provocar maior identificação do público com livros de histórias em quadrinhos nacionais, o que, certamente, contribuirá para a difusão de nossa cultura;
  • contribuir para a solidificação da produção nacional de quadrinhos juvenis e adultos, cujo mercado, atualmente, é dominado por produções estrangeiras;
  • construir um modelo de produção que beneficiará a classe de escritores e ilustradores de livros de histórias em quadrinhos e estimulará o surgimento de novos autores;
  • contribuir, com histórias de qualidade seguindo enredos tipicamente nacionais e com grandes tiragens, para que o quadrinho nacional conquiste um significativo espaço no mercado internacional, ajudando, tal como o cinema, a difundir ainda mais nossa cultura.

Vejamos algumas páginas que já estão prontas:







42 comentários:

Nelson Cosentino disse...

E aí Rodrigo, beleza? fico torcendo de coração por este projeto, o acabamento gráfico tá incrível. Parabéns e tudo de bom!

Victor Lima disse...

Excelente projeto e iniciativa! Está tudo muito bonito, fica a minha torcida para que o projeto literalmente saia do papel. Parabéns!

www.gabrielrocha.com disse...

A iniciativa é sensacional e o trabalho está ficando muito bom.
Parabéns ai cara.
Boa sorte e qualquer coisa estamos ai!

Anônimo disse...

Só esse "teaser" de 8 páginas já mereceria ser publicado. Uma importante passagem da história das américas desconhecida por muitos, encontrou uma ótima expressão nos quadrinhos.
A execução nos coloca dentro do acampamento. A temperatura, o cheiro, os sons e as texturas. Projeto impecável, iniciativa louvável.

Anônimo disse...

Grande trabalho, tanto em relação à arte, quanto a roteiro e iniciativa. Boa sorte nesse projeto, não tenho dúvida que será publicado. Parabéns!

André disse...

Pô, na hora que os paraguaios iam atacar você corta a estória??

Fico lembrando de quando estava no colégio... seria tudo muito mais prático pra entender a história real se tivéssemos materiais assim.

Faço dos outros comentários as minhas palavras. História, narrativa, entretenimento e arte de qualidade.

Precisamos de mais coisas assim para mostrar que o quadrinho brasileiro tem o seu valor. É uma arte popular que atinge com facilidade o seu propósito, espero que consiga apoio para financiar esse projeto, seria uma tragédia isso não ser publicado.

Fiquei encantado com a iniciativa, conte com meu apoio no que precisar.

André Passos

Felipe Tavares disse...

Fala Soldado!
Muito bom o projeto cara, aqui vai o meu apoio!

Abraço
Felipe.

Anônimo disse...

Rodrigo,

é tão difícil encontrarmos projetos sérios e de qualidade como o seu que os patrocinadores ficam sem saber o que fazer com seu dinheiro.

Eis uma grande oportunidade de incentivar a educação e a cultura por meio da arte.

Vai em frente que, em breve, todo esse trabalho vai ser reconhecido como merece.

Bjs

Anônimo disse...

Prezado Carlos Felipe,
Parabéns!
Se nós pdemos ter um cinema brasileiro, também podemos ter HQ brasileira!
É tarefa árdua, mas MUITO POSSÍVEL.
O que vocês estão fazendo me agrada muito; desenhos ótimos, tema de interesse.
Alerto, porém, para o aspecto lúdico das histórias. Creio que é indispensável a ALEGRIA para conquistar público. Procurem dosar a graça, a ironia,com a dramaticidade, atenuando a densidade do conteúdo (e das imagens).
Tenho muita fé nesse projeto.
Abraços,
Ronaldo Nery

Natania A S Nogueira disse...

Parabéns! É uma excelente iniciativa e acredito que o momento é muito bom, dada a presença cada vez maior das HQs em bilbiotecas de escolas do Brasil. Também gostei muito do desenho e acho que ele irá agradar ao jovens, principalmente.

Unknown disse...

Sensacional! Parabéns pela idéia e qualidade do projeto. É gratificante ver que histórias em quadrinhos podem sim fugir das amarras do gênero de heróis com superpoder... E de maneira profissional! O ponto de vista do negro na Guerra do Paraguai foi uma escolha muito boa para revelar alguns heróis de verdade que atuaram na história do Brasil.

Wagner disse...

Se depender de mim vc já tá dentro das escolas hahahah. Meu pai já moro no Paraguai, ele me fala das histórias do pessoal de lá sobre essa guerra e a esperteza dos paraguaios.

Bom que finalmente o governo esteja vendo que HQ não é só diversão barata e sub-cultura.

Por experiência própria eu sei que funciona, minha prof de português no colegial usava um manual de roteiro de HQ pra ensinar redação, funcionava bem melhor.

É bom a molecada ter coisa bem feita pra ler. :)

Anônimo disse...

Projeto lindo cara!
Muito bem feito e bem pensado.
Parabéms pelo trabalho grandioso!

Um abraço e que tudo de certo!

Anônimo disse...

Muito boa a sua idéia, Rodrigo!

Usar HQ para incentivar a educação e a cultura é uma tarefa árdua, mas você está no caminho certo!

Essa é uma nova forma para disseminar não só a nossa história como também a história universal.

Vai em frente!

bj

Anônimo disse...

Muito bom.

Vamos correr atrás de um patrocinador com urgência. Isso tem que vir a público logo.

Abraço

Unknown disse...

Rodrigo,
Muito interessante a escolha. É bom ver originalidade que pode levar a resultados concretos.
Espero que arranje patrocínio logo pois não há razão para um trabalho de qualidade como esse ficar engavetado em rolos burocráticos. É de iniciativas como essa que o Brasil precisa e parabéns pela coragem de tocar um projeto como esse.
abs.

Unknown disse...

Fala Soldier,

há quanto tempo espero esse projeto sair... É bom vem o quanto ele já está encaminhado. Tô aqui ansioso pra ver o resto da história e torcendo pra vc conseguir realizar esse projeto.

Grande abraço, meu camarada.
Sandro

Anônimo disse...

Muito bacana, Miro.

Dou muito apoio a esse tipo de iniciativa.

Leio HQ desde 96 e sinto falta, no Brasil, de projetos independentes como esse, de ótima qualidade e muito mais interessantes que muito enlatado que consumimos por aí.

Forte abraço e conte comigo pro que precisar. E depois me empresta aí aquele livro de quadrinhos que tu tava lendo um tempo atrás...

Abs, Beethoven

Anônimo disse...

Os desenhos estão lindos e a idéia é excelente, tomara que o projeto aconteça.

Parabéns pela iniciativa e pelo talento!

Abraço!

Anônimo disse...

maravilhoso! torço muito para que a revista saia logo.
Parabéns!!!
Clarice

Unknown disse...

Excelente a qualidade das imagens e da história. O projeto é brilhante. Tem tudo pra estourar. Torço por vocês.

Abraço,

Luiz Marcelo

Anônimo disse...

sou suspeito pra falar, mas faz anos que acompanho essa figura e digo sem medo: é um gênio. maravilhosa a história d`"a carta", é coisa que nunca foi feita no Brasil e merece muito êxito! espero que as pessoas que investem em arte tenham a exata noção do que se trata aqui: um projeto, além de criativo e interessante, verdadeiramente revolucionário! parabéns, amigo!

Abração,
Artur

Anônimo disse...

Realmente a qualidade e a o projeto são um dos melhores já vistos. Inclusive, melhor até do que muitas HQ´s que andam por aí...Desejo sorte ao projeto e se depender de mim, já tem um leitor garantido...

Anônimo disse...

Parabéns por essa maravilhosa iniciativa, Rodrigo.

Empenhar tempo e dedicação em um projeto voltado para a educação de nossas crianças e nossos adolescentes (e, por que não, nossos adultos) é uma atitude corajosa e, sobretudo, muito digna.

Espero que surja logo um patrocinador para esse projeto e que você consiga dar continuidade. É simplesmente sensacional sua empreitada.

Educar divertindo e valorizar nossa cultura é algo de que precisamos faz tempo.

Beijos e boa sorte!!!

Anônimo disse...

Rodrigo!

Que trabalho inteligente, divertido, belo. A gente precisa desse tipo de HQ no Brasil, em especial pela fragilidade de nosso sistema educacional... Ou seja, o projeto é necessário!

Você escreveu... "arte, cultura e leitura". Perfeito!

Parabéns!

Bjs.

Pedro Vieira disse...

Fala Café!

Parabéns, rapá, tudo indica que o projeto vai ficar foda. A arte tá mto boa, estou curioso pra ler o roteiro!

um abraço!

Anônimo disse...

Olá Gostei muito do trabalho. Sigam em frente e sucesso.

Pedro Luchini disse...

O Português "quebrado" dos personagens é ótimo. :D Aguardo mais notícias sobre o projeto; estou curioso pra saber como a estória termina...

Anônimo disse...

Olá Rodrigo, achei a idéia do quadrinho muito boa, as ilustrações estão de ótima qualidade, parabéns!

Assim como você, também estou na batalha pra viabilizar a edição do meu livro.

Gostaria de ser informado, assim que seu projeto for executado, sobre como poderei fazer para obter um exemplar.

Erick

Bianca disse...

fantastico!!!
estou muito empolgada com certeza quero uma edição dessas!^^

Octavio Aragão disse...

Parabéns, guris!

Bom saber que vocês estão arrebentando com essa qualidade.

Caleb Souza disse...

Cara, não sabia que já tinha sido aprovado na lei de incentivo, Parabéns! estou doido pra ver ela pronta

Livia Ramos disse...

Se possivel, gostaria de saber mais do projeto... alguma novidade que possa ser compartilhada?
Sem pressão, apenas curiosidade...

Abracos

Fabio Ciccone disse...

Sensacional projeto, espero vê-lo publicado logo!

Rick Nunes disse...

Rodrigo,
Parabéns pelo seu projeto, realmente fantástico! Fiquei admirado pelo seu trabalho, tanto o desenho quanto à finalização são verdadeiras obras de arte. Estou ansioso para ver o seu trabalho publicado!

Felipe Costa disse...

Parabéns chará!
Trabalho com animação 3D e estou admirado com seus desenhos. Uma fonte de inspiração para um bom longa-metragem!
Dá vontade de roubar seus personagens e trazê-los para o mundo tridimencional!
Parabéns

g1toons disse...

this looks really nice, where can this be purchased, great blog

Raiza disse...

Gostei muito da proposta da hq,e gostei também do preço ser acessível,quando estiver pronta vou procurar nas bancas,tenho certeza de que vou gostar,afinal adoro hq e História!

Fábio Espíndola disse...

Que trabalho absolutamente fantástico!

Parabéns e sou mais um que está torcendo por você!

valquiria disse...

Nossa que projeto incrível! A idéia é impar. Sou estudante de hitória e adoraria usar a revista em sala de aula, tanto para colegas da universidade quanto para alunos da rede pública de ensino médio e fundamental. ótima idéia!

brazucanet disse...

Rodrigo e Carlos Felipe,
Muito bom os gráficos, trabalho original e de primeira, vou divulgar no meu blog tb.
Abração e sucesso para os dois!

vinis disse...

Já estou ansioso para ver o projeto terminado, meus parabéns a todos pela iniciativa.